quarta-feira, 13 de junho de 2012

De novo! A CMM vota o aumento de vagas


Por Amapá No Corrupt
Quase ninguém viu ou ficou sabendo, mas a Câmara de Vereadores de Macapá votou ontem novamente, em 1º turno o Projeto de Emenda à Lei Orgânica, que aumenta de 16, para 23 vereadores.

Esta votação, praticamente em regime de urgência, mostra que a falta de bom senso impera na Câmara Municipal de Macapá e a maioria dos vereadores está determinada, em aumentar o numero de vagas para a próxima legislatura. Tendo em vista que o prazo fatal para inclusão da alteração no TSE é no dia 30 deste mês.

Para justificar este aumento de vagas os vereadores defensores da malfadada ideia, alegam que não haverá aumento nas despesas da Câmara, considerando que o percentual constitucional máximo indicado para a CMM será menor que o atual.

Considerando que mesmo a diminuição do repasse de 6% para 5%, comporta mais 7 vereadores, nos dá a certeza que a Câmara de Municipal de Macapá, sempre teve recursos sobrando, que seria melhores utilizados em favor dos munícipes. E nunca foram capazes de construir uma sede própria e já falam em alugar prédios para comportar os novos vereadores.
Sem contar que serão mais 7 vereadores para barganhar o apoio ao gestor municipal e estes custos ao município não contabilizados, passam ao lado do repasse constitucional.

Estes limites constitucionais de repasse e número de vereadores são o teto máximo, caso prevalecesse o bom senso e a ética na CMM, estes limites nunca deveriam ser atingidos, pela imensa carência do município de escolas, professores, unidades de saúde, médicos, drenagens pluviais, ruas, passeios, que com certeza, atenderiam melhor o interesse publico, que o aumento do numero de vereadores.

Praticamente terminada esta melancólica legislatura do aumento, que demonstrou toda sua incompetência na primeira tentativa de aumentar o número de vereadores, vai passar sem deixar saudades, ou alguma demonstração de compromisso com o município. Após anos, que a Lei da Transparência entrou em vigor até o momento a CMM não a implantou e continua sendo uma casa de poucos. Donde a sociedade não tem acesso, as votações, informação de receita nem de como são gastos os recursos, tão pouco informações sobre a folha de pagamento, quantidade de funcionários, ou assessores.

A Lei de Acesso à Informação entrou em vigor em todo País, menos na Câmara Municipal de Macapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário