sexta-feira, 31 de maio de 2013

CONTROLE SOCIAL: CIDADÃOS, EXERÇAM TAMBÉM

A Lei Complementar 131/2009, Lei da Transparência, e a Lei nº 12.527/2011, Lei de Acesso a Informação – LAI, são duas maravilhas de nosso regime democrático, por meio dessas legislações podemos acompanhar e requerer as receitas e despesas de todos os entes e órgãos públicos.

O cidadão comum ainda não percebeu que possui ferramentas que podem revolucionar neste país a aplicação dos recursos públicos.
Antes do advento dessas legislações vivíamos numa escuridão, os gestores e políticos usavam os recursos públicos com bem queriam. Agora são obrigados a expor todas as receitas e despesas na rede mundial de computadores.

É certo que o acesso à informação e a transparência já tinham previsão legal na nossa Constituição Federal, faltava-nos a legislação infraconstitucional, e congresso levou mais de 20 anos para regulamentar o acesso à informação.

E aproveitando esse momento de transparência e acesso a informação, requeri à AL-AP as notas e contratos dos gastos com combustível e assessoria jurídica da Deputada Mira Rocha, e os contratos de aluguel de carros do Gabinete do Deputado Kaká Barbosa.

O motivo de requerer da AL-AP esses documentos é para comprovar os gastos da deputada Mira Rocha com combustíveis do mês de janeiro a maio, já que de acordo com o portal transparência da AL-AP a Deputada usou R$ 40.590,50 da verba indenizatória só com combustível, e outro montante significativo com assessoria jurídica.

Fiz um cálculo rápido em relação ao combustível e cheguei a aproximadamente 86 litros de gasolina por dia, o que dá pra rodar em média mais de 1000 km/dia, ou seja, a deputada pode ir e voltar ao Oiapoque todos os dias, isso contabilizando finais de semana e feriados.

Em relação ao Deputado Kaká Barbosa, requeri os contratos de aluguéis de carros, segundo o portal transparência o Deputada gastou R$ 94.903,00 até o mês de abril com aluguel de veículos. Ressalto que há pouco tempo a AL-AP adquiriu 20 veículos, o que ao meu senti, os deputados não necessitam mais alugar carros, tendo em vista que a AL-AP possui carros próprios.

Ao requerer os documentos não estou acusando os deputados de corrupção, apenas quero conferir os dados, para isso dirimir qualquer desconfiança no que diz respeito à aplicação dos recursos públicos.

E faço apelo para outros cidadãos fazerem o mesmo. Temos que fazer nossa parte, assim vamos evitar a má aplicação dos recursos públicos e afastar da vida pública políticos sem compromisso com a coletividade.

ERRINELSON PIMENTEL

@NelsonPimentel_


Um comentário:

  1. Parabéns pela atitude!
    Precisamos fazer o controle social.
    Mas, as legislações citadas precisam ser cumpridas. O portais de transparência do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa são péssimos. Não mostram quase nada. Já a Lei de Acesso à Informação na prática, não está em vigor. Não se tem um sistema online para solicitar as informações e não temos a quem denunciar em caso de descumprimento.
    Mas, com o pouco disponibilizam já dá pra ver que tem muita coisa errada.

    ResponderExcluir